quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Por que algumas crianças nascem com Síndrome de Down?

PERGUNTA PRINCIPAL...

POR QUE ALGUMAS CRINÇAS NASCEM COM SÍNDROME DE DOWN?

HÍPÓTESE...

Eu acho que deve vir de dentro da própria mãe...

PERGUNTAS SECUNDÁRIAS...

...Qual é a doença que causam o Síndrome de Down?
... Qual á possibilidade de pegar essas doênças?
...Como as crianças agem com esse sintoma?




PESQUISAS...

A síndrome de down também é conhecida por trissomia 21. Esta doênça é uma doênça genetica,que ocorre durante a divisão celular do embrião,causada por uma acidente que pode ocorrer no óvulo,no espermatozóide ou após a união dos dois e, em ambas divisões meióticas que provocam alterações cromossómicas.
O número de cromossomos presentes nas células de uma pessoa são de 46.
No caso da Síndrome de Down há um erro na distribuição e,ao invés de 46,as células recebem 47 cromossomos a mais ligase ao par de 21. Ocorre quando as crianças nascem com três cromossomos 21.

TIPOS DE SÍNDROME DE DOWN...

Existem três tipos de anomalias cromóssomicas na Síndrome do Down.

Primeira:Trissomia simples:
A pessoa possui 47 cromossomos em todas as células (ocorre em cerca de 95% dos casos.)
A causa da trissomia simples do cromossomos 21 é a não disjunção cromossómica.

Segunda:Trissomia por translocação:
O cromossoma 21 está aderido a outro par. Neste caso,embora o individuo tenha 46 cromossomos,ele é portador da Síndrome de Down (cerca de 3% dos casos.)

Terceira:Mosaico:
A alteração genética compromete apenas parte das células,ou seja,algumas células têm 47 cromossomas e outras 46 cromossomas (ocorre em cerca de 2%. )
Os casos de mosaicismo podem originar-se da não disjunção mitótica nas primeiras divisões de um Zigoto normal.

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN...

A sequência de desenvolvimento da criança com Síndrome do Down geralmente é bastante semelhante á de crianças sem a síndrome e as etapas e os grandes marcos são atingidos,embora em um ritmo mais lento.

Esta demora para adquirir determinadas habilidades pode prejudicar as expectativas que a família e a sociedade tenham da pessoa com Síndrome de Down.Durante muito tempo estas pessoas foram privadas de experiências fundamentais para o seu desenvolvimento porque não se acreditava que eram capazes.Todavia,atualmente já é comprovado que crianças e jovens com Síndrome de Down podem alcançar estágios muito mais avançados de raciocínio e de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR...

Uma das características principais da Síndrome de Down,e que afeta diretamente o desenvolvimento psicomotor,é a hipotonia generalizada,presente desde o nascimento.

Esta hipotonia origina-se no sistema nervoso central,e afeta toda a musculatura e a parte ligamentar da criança.Com o passar do tempo,a hipotonia tende a diminuir espontaneamente,mas ela permanecerá presente por toda a vida,em graus diferentes.O tônus é uma característica individual,por isso há uma variação entre as crianças com esta síndrome.

A criança que nasceu com síndrome de down vai controlar a cabeça,rolar,sentar,arrastar,engatinhar,andar e correr,exceto se houver algum comprometimento além da síndrome.





DESENVOLVIMENTO COGNITIVO...

Embora a Síndrome de Down seja classificada como uma deficiência mental,não se pode nunca predeterminar qual será o limite de desenvolvimento do indivíduo.

Historicamente,a pessoa com Síndrome da Down foi rotulada como deficiente mental severa e em decorrência deste rótulo acabou sendo privada de oportunidades de desenvolvimento.

A educação da pessoa com Síndrome de Down deve atender ás suas nacessidades especiais sem se desviar dos princípios básicos da educação proposta ás demais pessoas.

A criança deve frequentar desde cedo a escola,e esta deve valorizar sobretudo os acertos da crianças,trabalhando sobre suas potencialidades para vencer as dificuldades.



MAPA CONCEITUAL...

CARACTERÍSTICA FÍSICAS DOS PORTADORES DE SÍNDROME DE DOWN...

Características...

Os portadores de Síndrome de Down podem der identificados por alguns dos diversos atributos físicos,associados ao cromossomo extra.Algumas destas características são:traços faciais pequenos,rosto achatado;olhos amendoados e separados;uma linha única na palma de uma ou das duas mãos;dedos curtinhos;espaços entre o dedão do pé e demais dedos,etc...





CONCLUSÃO...

Eu concluir que á síndrome de down não é uma doênça muito gravi,basta ter força de vontade e também querer.Que você não pode ter medo dela e nem ela ter medo de você,é só pensar que não é nada.Bem foi muito bom vazer esse P.A que pena que foi por muito pouco tempo.Mas eu achei minha resposta estou muito satisfeita por ter encontrado e também me emocionado por ver umas crianças tão lindas e passando por isso,mas se ter força de vontade tudo resolver.

4 comentários:

Maria Abadia ( Bia) disse...

Olá Jussiele,
o seu segundo PA está muito legal,mas é preciso rever alguns aspectos como pesquisar o significado das palavras desconhecidas para facilitar o entendimento para o leitor e também reativar e enquete que já encerrou, ok?
Beijos,
Bia.

Jussiele disse...

ok Dona Bia,obrigada por tudo,eu vou arrumar á minha enquete.
Um Abraço...
jussiele...

Iris disse...

OLÁ JUSSIELE, QUE PA LEGAL, A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO CONHECEM SOBRE ESSE ASSUNTO, POR ISSO AS VEZES NÃO COMPREENDE A CRIANÇA A FAMÍLIA. É BOM QUE TODOS AGORA APRENDAM MAIS SOBRE O ASSUNTO.
PARABÉNS,,,

ABRAÇOS, IRIS

Jussiele disse...

Obrigada dono Íris,mas eu consiguir faze-ló esse PA tão bom graças á voçês professoras.Eu só tenho que agradeçer á voçês por ter todo paciência comigo.
OBRIGADA...
Ass:Jussiele...